A Instituição tem como bases filosóficas a hierarquia, a disciplina e a formação moral do aluno. Nesse sentido, pautada nos princípios liberais, a prática pedagógica expressa uma tendencia humanista clássica, que consiste na preparação intelectual e moral dos alunos, demonstrando a eles normas de conduta, de boa educação e disciplina, de direitos e deveres imprescindíveis à vida comunitária.
É possível afirmar que o Colégio Vila Militar CESCAGE tem acompanhado o movimento político educacional empreendido no cenário nacional, pois aos poucos introduz em sua prática cotidiana, novas formas de trabelho pedagógico sem, no entanto, abrir mão da ênfase quanto aos conteúdos de ensino , os quais são trabalhados em uma sequência lógica, conforme a Base Nacional  Curricular para a Educação Básica. São complementadas por atividades culturais e projetos propostos pela própria instituição e que visam a complementar sua proposta curricular.
Deste modo, ao conceber sua proposta curricular com a Base Nacional Curricular, pode- se perceber um  movimento, que esta Instituição de ensino, na direção de tendências pedagógicas mais progressistas e, sobretudo mais críticas, pois se preocupa com a formação de cidadãos críticos, responsáveis e sujeitos de sua própria história. Nesta perspectiva, a relação professor aluno acontece de forma interativa por meio de discussões, debates, leituras, seminários, trabalhos em grupo e individuais. Norteados pelos princípios educacionais evidenciados na Lei Federal nº 9394/96.
Oferta de Ensino :  Ensino Fundamental II (6o. ao 9o. ano) e Ensino Médio (1o. ao 3o. ano)
Material Utilizado : Pearson – Sistema ” Dom Bosco”
Em contra turno: Aula de reforço, Práticas Esportivas, Balé, Projetos em Laboratórios de última geração, Projetos Desenvolvidos na Fazenda Escola, Equitação.